Inbound Marketing

Picture of Daiana Mantuan
Daiana Mantuan

Social Media Estrategista

Compartilhe 

inbound marketing

Traduzido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing utiliza estratégias de conversão para atrair os clientes através de conteúdos relevantes. A empresa não vai atrás de cliente diretamente, mas ela explora canais para que seja encontrada por eles.

A internet esta presente em todos os lugares, por essa razão, é possível que qualquer empresa adapte essa técnica de conversão para atrair e reforçar sua marca.

A grande vantagem do Inbound Marketing, é que todas as suas ações podem ser mensuradas, com isso é possível saber exatamente quantas pessoas foram alcançadas, quantas foram convertidas e quais as campanhas tiveram um melhor resultado, e tudo isso através de ferramentas de análise apropriadas.

De forma clara e resumida, as principais ações proporcionadas por essa técnica de atração são:

·         Maior visibilidade do seu negócio;

·         Atrair clientes em potencial;

·         Diminuir o custo de aquisição de clientes;

·         Otimizar o funil de vendas, tornando os resultados mais previsíveis e crescentes no decorrer do tempo;

·         E se tornar uma grande referência no mercado;

As etapas do Inbound Marketing

Para alcançar o sucesso de sua estratégia, é necessário seguir algumas etapas do funil, e são elas:

·         ATRAIR visitantes qualificados

·         CONVERTER esses visitantes em possíveis clientes (leads)

·         RELACIONAR-SE com eles para encaminha-los a venda

·         VENDER para os mais qualificados

·         ANALISAR os resultados de todo o processo

Entenda cada uma delas a seguir.

1.       ATRAIR

A primeira etapa do processo é atrair os visitantes, e sem dúvida, não poderia ser de outra forma.

Existem diversas maneiras de conseguir realizar essa etapa e falaremos sobre algumas delas a seguir, e o grande resultado disso é alcançar um público mais engajado e interessado no seu negócio e pessoas mais propensas a realmente consumir seu produto.

Uma das ferramentas é através do BLOG, pois ele é um dos principais pilares dentro da estratégia de Marketing de Conteúdo. E se for bem planejado e desenvolvido, ele pode produzir grandes resultados nesse processo de atração.

O SEO reúne diversas estratégias e ações para otimizar e aumentar a exposição do site nesses motores de busca, o Google, por exemplo, tem uma infinidade de critérios que determinam se um site está ou não adequado para se posicionar nos primeiros lugares de seus resultados.

Links Patrocinados feitos de forma correta e no momento certo dentro da sua estratégia podem atingir seu público de forma mais assertiva, e a segmentação pode ser bastante específica.

E as Redes Sociais são excelentes canais de atração, pois elas foram absorvidas pelo mundo todo e já fazem parte da rotina de milhares de pessoas, podendo assim criar uma relação mais próxima e pessoal com seu público. Excelente canal para criar afinidades e disseminar informações relevantes ao seu público.

2.       CONVERTER

Essa etapa da conversão esta totalmente atrelada a primeira etapa de atração. O seu visitante precisa virar um Lead, ou seja, ele precisa se tornar um contato que demostre interesse por algum produto ou serviço. Nessa etapa nos referimos a ação do usuário em nos passar suas informações (como nome, telefone, e-mail, etc) em troca de algum benefício.

Existem algumas maneiras de transformar esses visitantes em leads, como, por exemplo:

Produção de Ofertas

E podem ser divididas em duas categorias:

Ofertas diretas: que são voltadas a compra, como pedidos de orçamentos, testes gratuitos e demonstração de produtos, amostras, entre várias outras.

Ofertas indiretas: que são destinadas para educação e resolução de problemas dos Leads, como ebooks, webinars, ferramentas gratuitas, templates, checklists, etc. Os materiais educativos têm papel fundamental nesse processo.

Landing Pages

Traduzindo, é a “página de destino” para capturar seus Leads. Elas possuem alguns elementos básicos para realizar essa conversão, entre eles:

Botões ou Link de ações;

Formulários para coletar dados dos visitantes;

Headline, ou seja, o título para chamar a atenção e provocar o interesse;

3.       RELACIONAR

Mesmo após fazer a conversão do seu visitante em um possível cliente, talvez ele ainda não esteja no momento de realizar a compra. De acordo com alguns estudos, apenas 3% em média do seu mercado esta na etapa de decisão de compra.

Durante todo o processo do Inbound Marketing, você poderá atrair pessoas em diversos estágios, por isso é extremamente importante manter o relacionamento, pois assim você poderá identificar em qual estágio se encontram seus Leads e como fazer para que avancem na jornada.

Conheça algumas maneiras de manter esse relacionamento:

E-mail Marketing

Através de um bom trabalho de marketing e com o uso de ferramentas apropriadas, é possível identificar os interesses de quem recebe seu conteúdo e segmenta-los para enviar apenas mensagens relevantes.

Um dos mais comuns são os e-mails promocionais que visam promover ofertas.

E nas Newsletter que podem conter conteúdos de diversos níveis, como ofertas diretas e indiretas.

A Automação de Marketing pode ser fundamental nesse processo de relacionamento, pois é possível criar um fluxo e direcionar seus Leads para as várias etapas do seu funil de vendas.

WhatsApp Business

É um canal super atraente para qualquer ação de comunicação. A versão Business oferece vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes.

É muito importante você definir uma estratégia para as ações que serão realizadas nesse canal.

4.       VENDER

Depois de todo trabalho de atrair e se relacionar com seus Leads, é hora de se preparar para as vendas que podem acontecer dentro do seu próprio site ou em contato direto com o vendedor.

5.       ANALISAR

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é poder avaliar os resultados dos seus investimentos com base nos dados coletados. Cada ação dentro da sua estratégia pode ser monitorada através das interações realizadas em seu site, nas suas redes sociais, campanhas, etc.

Não restam dúvidas de que o Inbound Marketing é vantajoso e traz excelentes resultados, mas aplicar essa metodologia não é uma tarefa tão simples, por isso é essencial fazer todo o planejamento e principalmente, mensurar se os resultados estão sendo satisfatórios. 

Você Também Pode Gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *